6 dicas para bombar na sua região

A concorrência no mercado imobiliário é bastante acirrada. Por isso, hoje não basta mais ser um bom corretor, você precisa se esforçar para se destacar de fato. Nesse post, vamos lhe dar algumas dicas para que você se destaque e seja o melhor corretor de imóveis da região. Confira:

Informe-se sobre o mercado
Por mais batido que pareça dizer isso: informação é poder! No mercado imobiliário essa frase é ainda mais verdadeira. A compra de um imóvel é algo que não se repete com frequência na vida das pessoas, muito pelo contrário. Muitos consumidores compram um único lar na vida. Por isso, é importante que o corretor seja um profissional capaz de orientar esse cliente diante de uma situação tão nova.

Um corretor de imóveis que quer ser o melhor diante dos seus concorrentes precisa estar sempre atento à economia, ao mercado imobiliário e a novidades sobre questões práticas como financiamento e documentação. Quanto mais bem informado, mais completo será o seu atendimento e mais você irá se destacar.

Conheça a sua região
Esse é o ponto mais importante pra você sair na frente na sua região. Estude os locais onde for trabalhar: conheça as ruas, os principais pontos de interesses e até mesmo a geografia. Um corretor campeão deve saber quais ruas enchem em caso de chuva forte, onde é mais seguro, que trechos têm mais trânsito… Da mesma forma, precisa saber onde ficam os bancos, quais os melhores restaurantes, os mercados mais baratos, etc.

Esse tipo de informação pode fazer a diferença como argumento de vendas e lhe ajuda a mostrar que não é mais um corretor “feijão com arroz”.

Busque uma especialização
Deixe de atirar para todos os lados e escolha um foco. A lógica é simples! Se você com dificuldades para enxergar você procura um clínico geral ou um oftalmologista? Por que o seu cliente procuraria um corretor que faz de tudo um pouco ao invés de um especialista?

Você pode se especializar em imóveis residenciais, em salas comerciais, em microapartamentos, em casas de alto padrão, em venda, em locação… As possibilidades são inúmeras, o importante é escolher um segmento com o qual você tenha mais afinidade e, é claro, com o qual seja possível atuar na região escolhida.

Dessa forma, você concentra seus esforços, constrói uma carteira de imóveis mais consistente e se torna uma referência na sua área de atuação.

Construa uma rede de relacionamento
Esse ponto é o verdadeiro pulo do gato. Quando você constrói relacionamentos na região você é beneficiado tanto para captação de imóveis, quanto para prospecção de novos clientes. Conheça pessoas em variados segmentos e lugares para que elas possam lhe indicar clientes e imóveis que você possa trabalhar.

Alguns tipos de estabelecimentos são estratégicos: cartórios, escritórios de advocacia, lojas de artigos para bebês, salões de beleza e padarias, por exemplo. Assim você sabe quem está separando, casando, se mudando ou aumentando a família e pode criar oportunidades para novos negócios.

Faça parcerias
Procure fazer parcerias com corretores e imobiliárias em outras regiões, assim eles podem lhe indicar para contatos que estejam procurando algo na sua região.

Foque seus esforços de divulgação
Invista em veículos locais para divulgar o seu nome. Pode ser um jornal de bairro, um patrocínio nas camisas de alguma quadra de futebol, um outdoor numa rua movimentada, o importante é aparecer! E não esqueça da internet: crie sua presença digital com um blog e/ou redes sociais, sempre relacionando seu nome com a região onde você atua. Nos portais, mantenha seus imóveis atualizados e com os endereços corretos para que quem procurar pela sua localidade possa encontrar seus anúncios com mais facilidade.

E você? Já trabalha focado em alguma região? Tem mais alguma dica de sucesso? Divida com a gente nos comentários.

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